Retrospecto: Atlético x Metropolitano

O equilíbrio dá a tônica na história deste confronto, cujo primeiro capítulo foi escrito no dia 18.07.2004, no Sesi. A partida era válida pelo Catarinense da Série A2. O 0-0 insistia em permanecer no placar, quando nos minutos finais, num contra-ataque fulminante, Diego Viana marcou o gol da vitória verde.

como torcedor do Metropolitano, como me esquecer dos 3-1 em 2005, o primeiro pela 1a divisão do Catarinense, de virada no Sesi? Um dos gols foi marcado pelo volante Wilson, numa daquelas cobranças de falta da intermediária.

Ou ainda de outra vitória de virada, em 2008, também pela 1a divisão. A partida começou numa quarta à noite, em Brusque (eu estava lá), e o Atlético vencia por 1-0. Faltou energia elétrica, o árbitro esperou, esperou, esperou… Jogo continuaria apenas na tarde do dia seguinte. No complemento do jogo, Leandrinho e Maicon decretaram a virada verde.
Se serve de alento, nestas duas partidas nosso treinador era César Paulista.
Há outras lembranças… Como de um 0-2, onde fomos muito prejudicados pela arbitragem com a expulsão do meia Sidinei no início da partida. Ou ainda daqueles dois confrontos seguidos em 2006, quando Richardson e Everaldo (zagueiro do Atlético, que depois veio para o Metropolitano) se estranharam no jogo em Blumenau e quase a confusão continua no jogo em Ibirama, com Everaldo na arquibancada e Richardson dentro de campo.
E o jogo de 2009, em Jaraguá do Sul, quando o Metrô vinha de um irritante jejum de vitórias e, ao marcar no final da partida o que seria o gol da vitória, a assistente Maira Americano Labes invalidou o lance num erro crasso.
Atlético x Metropolitano. Não faltam histórias.
E abaixo seguem os números desta pequena história de 19 jogos e muita rivalidade. Normalmente, todo jogo Atlético x Metropolitano é cercado de lances mais fortes, expulsões e polêmicas, pois geralmente estas partidas valem mais do que meros 3 pontos.
RETROSPECTO GERAL

Acerola (foto) 2, Nequinha e Ricardo Lobo marcaram e o Metrô atropela o Atlético, em Ibirama, no Catarinense 2009: Atlético 1-4 Metropolitano. (Foto: Patrick Rodrigues)
19 jogos, sendo:
8 vitórias do Metropolitano, 8 vitórias do Atlético e 3 empates
64 gols, sendo:
32 gols do Metropolitano e 32 gols do Atlético
RETROSPECTO EM IBIRAMA
9 jogos, sendo:
6 vitórias do Atlético, 2 vitórias do Metropolitano e 1 empate
30 gols, sendo
19 gols do Atlético e 11 gols do Metropolitano
RETROSPECTO PELA 1a DIVISÃO DO CATARINENSE
12 jogos, sendo:
6 vitórias do Atlético, 5 vitórias do Metropolitano e 1 empate
41 gols, sendo:
21 gols do Metropolitano e 20 gols do Atlético
De torcedor para torcedor!