Resumo do Turno

Saudações alviverdes!
Encerrado o Turno, cujo “título” ficou com o Figueirense, vou me permitir fazer algumas considerações. Mas antes, nada como observar, no visual, como está a classificação (está, no presente, pois para fins de classificação geral ela terá prosseguimento com os jogos do Returno):
Decisiva a arrancada do Figueira a partir da 6a rodada. Quando não dependia mais das próprias forças, tratou vencer os 4 jogos que restavam (um deles o clássico na Ressacada – resultado chave) e viu os adversários tropeçarem.
O Metropolitano começou vacilando em casa, mas reagiu rapidamente. Nas 3 derrotas sofridas até aqui (para Brusque, Figueirense e Criciúma), em nenhuma se pode dizer que o time foi dominado do início ao fim. Tomou sufocos, até mesmo quando venceu (casos de Joinville e Avaí), mas a verdade é que fizemos uma campanha honrosa até o momento.
O Metrô só ficou atrás do único catarinense na Série A e do atual campeão estadual. Aliás, no Returno o Metropolitano vai receber em Blumenau os 4 primeiros colocados (exceto ele, lógico): Figueirense, Chapecoense, Avaí e Atlético. Serão jogos cruciais para que possa entrar na fase semifinal (e Série D).
Porém, para o Returno é preciso considerar alguns aspectos. Dentre eles, o Joinville. O tricolor do Norte vem crescendo (e o crescimento parece ter partido do intervalo do jogo aqui em Blumenau) e hoje me parece o principal candidato ao “título” do Returno.
Se for pra arriscar alguma projeção, diria que Figueirense e Joinville certamente estarão nas semifinais. As outras duas vagas estão abertas e não sei o que esperar. Chapecoense e Criciúma daqui a pouco têm Copa do Brasil e vamos ver o quanto isso interferirá no Campeonato Catarinense.
Ao Metropolitano, sinceramente, acho que cabe mais um atacante e um meia – ambos para serem titulares. Ao contrário da maioria, não acho nossa zaga ruim. Acho que temos boas opções (mesmo que joguemos com três, ainda temos outros três bons reservas). Talvez um volante mais físico encaixasse bem na proteção à zaga. Mas, como disse, prioridade mesmo são um atacante e um meia. Não que eu não goste deles, e até acho que podem ser úteis no elenco, mas Erlando e Maurinho estão aquém.
E o time peca demais nos contra-ataques… Precisa ser mais frio. Ou demoram demais ou se precipitam demais. Claro, falta ainda um cobrador de faltas e o time ter mais cancha na hora de segurar um resultado (tomamos muita pressão e por pouco não cedemos vitórias).
Parece que falta muito, mas não. Faltam pequenos ajustes que podem ser suficientes para fazer um time saltar do terceiro, quarto, quinto lugar para uma final, ou mais um pouquinho além.Fonte:mensageiro Alviverde
De torcedor para torcedor!