Quaaaase lá...

A Série D começou com 40 clubes. Destes 40, apenas 4 encontrarão sentido na competição: o acesso à Série C. Os outros 36 irão se iludir, jogando e acreditando num acesso que não virá. O mundo é cruel e o futebol não é diferente.

O Metropolitano está muito perto de passar pela maior peneirada. Ao ultrapassar esta primeira fase, deixará ser estar entre os infinitos 40 para já ser um dos 16 melhores.

Nos 7 jogos que fez até aqui, somou 13 pontos. Um número quase suficiente para a matemática dizer "vai, segue adiante". Quase. O Metropolitano pode fazer como o Itumbiara/GO e o CENE/MS em 2011, que foram eliminados na 1a fase com 13 pontos.

Mas assim com o futebol (e o mundo) pode ser um lugar cruel, também pode ser, digamos, justo. A excelente reação do Metrô que se iniciou a um mês atrás pode já ter sido suficiente para este salto de "entre os 40" para "entre os 16". Basta que apenas uma única combinação de resultados não aconteça domingo. Apenas uma.

A tabela marca, além da folga do Metropolitano, Mirassol x Arapongas e Brasil x Juventude. Estes dois jogos apresentam, em conjunto, nove possibilidades de combinações de resultados: vitória do Mirassol + vitória do Brasil; vitória do Mirassol + empate em Pelotas; vitória do Mirassol + vitória do Juventude; empate em Mirassol e vitória do Brasil etc.

Como disse, existem 9 combinações possíveis. Todas confirmam matematicamente o Metropolitano na 2a fase, exceto uma: vitória do Arapongas E vitória do Juventude.

Sim. A menos que estes dois, juntos, vençam, dia 19/08, mesmo sem entrar em campo, o Metropolitano já poderá estar confirmado nas oitavas-de-finais da Série D.

E mais: das 9 combinações possíveis já citadas, 2 já confirmam não só a classificação do Metrô mas também sua condição de 1º colocado do Grupo. Bom, né?

Para que a gente possa visualizar melhor a situação, bolei essa planilha aí com as combinações de resultados possíveis para domingo e as respectivas consequências para o Metropolitano.

Tudo isso significa que no domingo o torcedor não está de folga. Será dia de estarmos acompanhando os resultados em Mirassol e Pelotas, pois as chances de irmos à Caxias do Sul já classificados é bem interessante.

E se, por acaso, acontecer aquela única chance de tudo adiar para a última rodada, que seja assim. Iremos para a Serra Gaúcha defendendo a condição de líder, que não será perdida sob hipótese alguma neste momento.

É isso. Situação esclarecida, vamos todos curtir mais esta semana na ponta. E continuarmos aspirando as oitavas.Fonte:Clicrbs/Meuverdão

De torcedor para torcedor!