Pitacos da semana

Semana da última rodada da 1a fase da Série D. Só os mais otimistas esperavam que estaríamos hoje já com vaga garantida nas oitavas. Para muitos, certamente a maioria de nós, a partida contra o Juventude em Caxias do Sul não teria tanto este status de "amistoso".

Um dos assuntos que rendeu nesta semana foi a possibilidade do Metropolitano poupar alguns atletas que estão pendurados com dois amarelos (Alex Albert, Bruno Rangel, Elton, Felipe Pinto e Rafael Costa). Deste modo, garantiria suas presenças no jogo de ida das oitavas, ao menos. Sobre o tema, escrevi um post e abri espaço para o internauta manifestar sua opinião.

Eu sigo convicto que César Paulista deve escalar o que tem de melhor e colocar o time em campo com mentalidade de vitória. Ir para Caxias do Sul buscar os 3 pontos sim, até porque não acho ruim eliminar o Juventude. Se perdermos a partida na Serra Gaúcha, classificamos na 2a posição e poderíamos ter o Juventude no nosso caminho de novo, nas quartas-de-finais, valendo vaga para a Série C, com o primeiro jogo em Blumenau e o segundo em Caxias. Então, porque não eliminar o adversário agora?

Além do mais, a eliminação do Metropolitano na Série D 2011 foi justamente diante do Juventude, que nos venceu no Sesi (foto: site oficial do Juventude).

Revanche, "vingança" no futebol não tem muito efeito prático, mas que seria legal dar o troco um ano depois, eliminando o carrasco de 2011 na casa dele, seria.

Sobre a suposta "vantagem" que o primeiro colocado do Grupo tem ao jogar a segunda partida em casa no mata-mata, continuo não vendo vantagem concreta. Os critérios de classificação nestes confrontos são os mesmos da Copa do Brasil: dois empates ou uma vitória para cada lado, apura-se quem fez o melhor saldo de gols; seguindo a igualdade, classifica-se quem marcou mais gols fora de cada; ainda empatados, pênaltis.

Quando o gol fora de casa passa a ser critério de desempate, não vejo vantagem jogar a segunda dentro de seu estádio. Afinal, se é verdade que tenho a vantagem de decidir diante minha torcida, também é que os gols do adversário passam a ter um peso maior neste segundo confronto. Logo, tudo se equipara.

Cianorte/PR, Mogi Mirim/SP, Cerâmica/RS... não importa quem virá. O que importa é o Juventude, domingo. Fonte:Clicrbs/Meu verdão

De torcedor para torcedor!