O Figueirense mostrou que não se abateu com o empate diante do Joinville no último domingo e voltou a vencer nesta tarde, em Blumenau. Diante do invicto Metropolitano, que estava com 100% de aproveitamento no returno, o Alvinegro fez 4 a 0 e assumiu a liderança, com 10 pontos em quatro jogos.
No primeiro tempo, o Metropolitano desperdiçou um pênalti com Rafael Costa. Os gols só saíram no segundo tempo. Aloísio abriu o placar aos três minutos, de cabeça, e Júlio César ampliou aos 13, em cobrança de pênalti. Aos 23, Túlio marcou o terceiro. Aloísio marcou o quarto aos 37 minutos, o 41º gol do melhor ataque do Brasil na temporada.
No próximo domingo, o Metropolitano encara o Joinville, na Arena, e o Figueirense recebe a Chapecoense, às 18h30, no Orlando Scarpelli.
O jogo
O Metropolitano começou dominando a posse de bola, mas não teve boa pontaria nas finalizações e sequer deu trabalho ao goleiro Wilson. O Figueirense equilibrou o jogo a partir dos 20 minutos e quase marcou com chute de Guilherme Santos, que arriscou de fora da área e a bola passou à esquerda da trave. Aos 22, Roni recebeu assistência de Aloísio e chutou nas mãos do goleiro Flávio em uma chance clara de gol.
A resposta do Metropolitano veio aos 25 minutos. Após cruzamento na área, Wilson tirou a bola que ia na cabeça do artilheiro Rafael Costa. Aos 32, Roni chutou forte de fora da área e o goleiro Flávio fez boa defesa.
Aos 35, um lance polêmico. Rafael Costa ganhou na velocidade e foi atingido pelo zagueiro Sandro quase na risca da grande área. O árbitro Ronan Marques da Rosa entendeu que foi dentro da área, marcou pênalti para o Metropolitano e expulsou o jogador do Figueirense. Na cobrança, Rafael Costa chutou muito mal e isolou a bola por cima do travessão.
Depois desse lance, o goleiro Wilson e o atacante Roni receberam cartão amarelo por reclamação e o técnico Banco foi expulso do banco de reservas. Aos 44, o atacante Pantico, do Metropolitano, também foi expulso. Ele já tinha cartão amarelo e cometeu falta em Túlio.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, Branco colocou o zagueiro João Paulo no lugar do meia Botti no Figueirense. Apesar da substituição tornar, na teoria, o time mais defensivo, a postura foi diferente no começo do segundo tempo. Aos dois minutos, Pablo fez bela jogada individual e cruzou da direita para Aloísio cabecear e o goleiro Flávio defender. Um minuto depois, desta vez pela esquerda, Aloísio recebeu cruzamento de Guilherme Santos e acertou o cabeceio: Figueira 1 a 0.
Aos seis minutos, quase saiu o segundo gol. Túlio cruzou rasteiro e Roni mandou de primeira, mas o volante Andrei estava no lugar certo e na hora certa para salvar o Metropolitano quase em cima da linha.
Aos 11 minutos Aloísio recebeu ótima assistência, driblou o goleiro Flávio e foi derrubado: pênalti para o Figueirense. Como era o último homem, Flávio foi expulso por impedir o gol. Assim, o técnico César Paulista sacou Erlando e colocou o goleiro Dida, que não conseguiu segurar a cobrança de Júlio César. O camisa 11 do Figueira mandou forte, rasteiro, e fez 2 a 0 aos 13 minutos.
Ainda faltava um gol para o Figueirense assumir a liderança. E ele veio aos 23 minutos. Júlio César tocou de calcanhar para Túlio invadir a área e chutar colocado no canto: 3 a 0 e Figueira líder do returno, para festa da torcida alvinegra em Blumenau.
Mesmo com a liderança assegurada, o Figueirense queria mais. Aos 25 minutos, Pablo foi derrubado por Rodrigo Ninja na área e o árbitro marcou pênalti. Desta vez, Aloísio foi para a cobrança, mas chutou no meio do gol e Dida defendeu com o pé.
O Metropolitano tentou descontar com um belo chute de Wellington Simião, aos 29, mas o goleiro Wilson fez boa defesa. Aos 34 minutos, Luiz Fernando recebeu na cara do gol e o arqueiro do Metrô fez grande defesa.
Aos 36, Aloísio recebeu dentro da área e tocou na saída do goleiro para fazer 4 a 0 e o 41º gol do Figueirense, que tem o melhor ataque do Brasil na temporada 2012.
Ficha técnica: Metropolitano 0 x 4 Figueirense
Local: Estádio do Sesi, em Blumenau (SC).
Data: 18/03/2012 (domingo).
Horário: 16h (de Brasília).
Público: 4.949 (total), 4.471 (pagante).
Renda: R$ 65.855,00.
Arbitragem: Ronan Marques da Rosa, auxiliado por Rosnei Hoffmann Scherer e José Roberto Larroyd.
Cartões vermelhos: Sandro (Figueirense); Pantico, Flávio (Metropolitano).
Cartões amarelos: Pantico, Erlando, Rodrigo Ninja (Metropolitano); Guilherme Santos, Wilson, Roni (Figueirense).
Gols: Aloísio, aos 3’/2º tempo e aos 36’/2º tempo, Júlio César, aos 13’/2º tempo, Túlio, aos 23’/2º tempo (Figueirense).
Metropolitano
Flavio Kretzer; Nequinha, Thiago Couto, Elton e Rodrigo Ninja; Alex Albert, Andrei (Chrys), Erlando (Dida) e Valdeir (Wellington Simião); Pantico e Rafael Costa.
Técnico: Cesar Paulista.
Figueirense
Wilson; Pablo, Canuto, Sandro e Guilherme Santos (Guilherme Lazaroni); Doriva, Túlio, Botti (João Paulo) e Roni (Luiz Fernando); Júlio César e Aloísio.
Técnico: Branco. Fonte: FutebolSC
De torcedor para torcedor!