Pronto para começar

Reunião define por 10 clubes e novidades na disputa

O Catarinense de 2012 já tem data e hora marcada para começar: dia 22 de janeiro, às 17h. Em reunião do Conselho Técnico, ontem à noite, na sede da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú, a fórmula apresentada pela Associação de Clubes foi aprovada por maioria, com 46 votos a favor e sete contra – apenas Metropolitano e Marcílio Dias discordaram parcialmente da proposta.

A disputa terá algumas mudanças em relação ao o Estadual deste ano. Em vez de jogos eliminatórios no encerramento de cada turno, agora o time que somar mais pontos na fase classificatória conquistará a fase. O processo se repete no returno e ambos se classificam para a semifinal.

Outros dois clubes se classificam pelo índice técnico na soma geral de pontos. Se a mesma equipe ganhar os dois turnos, os três melhores pelo índice técnico avançam às semifinais. Nesta fase, os clubes jogarão partidas de ida e volta e a equipe que somar mais pontos passa para a decisão. Caso haja igualdade de pontos, prevalece o saldo de gols. Persistindo a igualdade, o campeão do turno classifica.

Na decisão, os critérios são os mesmos, com a diferença de que havendo igualdade em pontos e saldo, o campeão se define em cobranças de pênaltis. Para o presidente da FCF, Delfim Pádua Peixoto Filho, a fórmula agradou.

– Acredito que acertamos em cheio na escolha. Foi a melhor fórmula que poderíamos apresentar e todos sairão ganhando – afirmou.

Proposta de 12 clubes voltará a ser debatida

Sobre o pedido feito por Imbituba e Concórdia, que foram rebaixados e queriam o aumento de 10 para 12 participantes, a proposta será discutida nas próximas reuniões da Associação de Clubes. Contudo, nenhuma mudança ocorrerá até 2014, pois o Estatuto do Torcedor não permite alteração antes de duas edições.FONTE:Jornal SC
De torcedor para torcedor!