Contagem regressiva

Como estão clubes do vale e adversários a um mês do inicio da competição

Dentro de um mês, 40 times de todo o país começam a disputa de mais uma edição da Série D do Brasileiro, a porta de entrada das competições nacionais do futebol profissional. Em jogo, estão quatro vagas na Série C e a projeção no cenário nacional. Brusque e Metropolitano estão no Grupo 8 da primeira fase, ao lado de Cianorte-PR, Cruzeiro-RS e Juventude-RS.

Com realidades e objetivos diferentes, todos ainda buscam reforços e tentam encontrar nas competições estaduais e amistosos o time ideal até a estreia, em 17 de julho. Campeão do turno da Copa SC, o Brusque do técnico Hélio Vieira entra de olho em uma das duas vagas na próxima fase. Para isso, conta com a experiência de Aloísio Chulapa e os gols de Leandrinho e Pantico.

O Metropolitano, aos poucos, vai se ajustando dentro de campo e trabalha fora dele atrás de mais dinheiro para reforços. Uma das apostas é a contratação de um campeão mundial, o meia Adriano Gabiru. Ele está sem clube desde que deixou o Corinthians-PR e negocia com a direção. Nos próximos dias, as conversas devem ter um desfecho. Dentro das quatro linhas, o técnico Lio Evaristo e o grupo brigam pela conquista do returno da Copinha.

Entre os adversários, o Juventude foi quem iniciou a preparação mais cedo. O técnico Picoli trabalha desde 16 de maio, quando acabou o Gauchão. Rebaixado da Série C no ano passado, o tradicional time gaúcho trabalha para retomar o lugar ao sol no cenário nacional, já que há quatro anos figurava na elite. Conta com nomes conhecidos do torcedor da região, como o zagueiro Rafael Pereira, o meia Cristiano e o atacante Zulu, que já jogaram pelo Metrô.

Lenílson, ex-Ibirama e Brusque, vai jogar pelo Cianorte

O Cruzeiro-RS não conta com alguns destaques da campanha no Gauchão, como o meia Léo Maringá, que foi para o Juventude. O clube da Capital voltou aos treinamentos dia 1º de junho e faz intertemporada no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. Como o time também disputará a Copa FGF, o grupo conta com 32 atletas e mais dois ainda devem ser contratados. O último reforço apresentado foi o meia Marquinhos, formado nas categorias de base do Juventude e que disputou o Gauchão pelo Lajeadense.

O Cianorte chega à Série D creditado pelo título do interior no Paranaense. Sob o comando do técnico Ronaldo Rangel, o Bagé, o trabalho foi retomado dia 6 de junho. A base do time que disputou o Estadual foi mantida e cinco reforços foram contratados nos últimos dias. No grupo, estão o goleiro Colombo, que defendeu o Metropolitano na Série D do ano passado, e o meia Lenilson, que jogou o Catarinense pelo Brusque.

JOGOS DO METROPOLITANO
24/7 - Cruzeiro-RS (f), às 16h
31/7 - Brusque (c), às 16h
7/8 - Cianorte-PR (c), às 16h
14/8 - Juventude-RS (f), às 16h
21/8 - Cianorte-PR (f), às 16h
28/8 - Juventude-RS (c), às 16h
4/9 - Brusque (f), às 16h
11/9 - Cruzeiro-RS (c), às 16h
REGULAMENTO
- Os 40 times foram divididos em oito grupos com cinco equipes cada
- Os times jogam entre si em turno e returno, classificando-se os dois melhores de cada grupo à segunda fase
- A partir da segunda fase, os confrontos são eliminatórios, com jogos de ida e volta. O time com a melhor campanha na fase inicial decide o confronto em casa
- Os mandos de campo a partir da terceira fase (quartas de final) serão definidos por sorteio
- O saldo de gols qualificado (gols marcados na casa do adversário) é um dos critérios de desempate. Em caso de igualdade ao término dos dois jogos, a partir da segunda fase, as vagas serão decididas nos pênaltis
- Os quatro clubes que chegarem às semifinais conquistam o acesso à Série C do Brasileiro. FONTE:Jornal SC

De torcedor para torcedor!