Se emocione com a história de Jairo

Novo xodó da torcida do Metrô, Jairo conta história de superação e reencontra um velho conhecido

Jairo teve de superar mais uma dificuldade na última madrugada. Depois de marcar o gol da vitória do Metropolitano sobre o Brusque, que assegurou a permanência do clube na elite estadual e o classificou à Série D do Brasileiro, o atacante de 20 anos não conseguiu deitar a cabeça no travesseiro e dormir. Só pelas 2h, pegou no sono. Mas não por muito tempo:

– Às sete horas já estava de pé.O dia prometia. Rendeu autógrafos e fotos com torcedores. Tímido, sofreu com a fama repentina.

Nada perto do que o novo xodó da torcida verde já enfrentou. Como muitos garotos que tentam triunfar no futebol, Jairo abandonou a casa dos pais, em Cachoeira (BA). Aos 18 anos, o garoto que só havia jogado na várzea transferiu-se para as categorias de base do Palmas, da segunda divisão de Tocantins. Ganhou oportunidades, destacou-se. Mas ainda era pouco.

A amizade entre o treinador do Palmas e o preparador de goleiros do Metrô, Austrália, trouxe o garoto a Blumenau. Recebeu o convite para um teste no Verdão, mas como não tinha dinheiro para a passagem, improvisou. Jogou quatro partidas pelo TDB, time amador de Palmas, onde faturou cerca de R$ 400 para a viagem. Embarcou num ônibus na capital do Tocantins às 19h30min de 20 de novembro de 2010 para quatro dias de viagem, 2,3 mil quilômetros, até Blumenau.Com o dinheiro praticamente contadinho, nas paradas só se alimentava com pastel, coxinha e refrigerante.

– Tinha hora que não descia mais. Só que era o que dava para comprar

– recordou, com imensa dificuldade para encarar um quitute de uma pastelaria de Blumenau.

A grana curta também exigiu escolhas:

– Era tomar banho ou comer. Passar fome não dava, né?

Folgas eram dentro do CT das Itoupavas.A acomodação no ônibus era outro problema. Com 1,94m de altura, só conseguia dormir quando esticava um lençol no corredor do ônibus.As quatro primeiras semanas em Blumenau reservaram mais provações ao atleta. Sem dinheiro para a condução dos treinos em dois períodos, passava a folga entre os treinamentos deitado em colchonetes no vestiário do CT das Itoupavas.– Isso para mim era tudo flor. Sabia que vinha aqui para vencer.

– afirmou, sorrindo, mas com a mesma confiança que mostrou domingo, quando entrou em campo e encantou a torcida após receber a primeira oportunidade do técnico Lio Evaristo. FONTE:Jornal sc

De torcedor para torcedor!