Campeão do Centenário do FC Lustenau - 2007

No dia 15/06/2007, o Metropolitano iniciava sua trajetória no primeiro “Título” da história do clube. Mas como assim, primeiro título? Não dizem que o Metropolitano, nunca ganhou nada?

Sempre será uma competição questionada, que muitos sempre vão ver com muitas críticas. Porém, foi uma excelente jogada de marketing e investimentos a longo prazo, visto que foi iniciada nesta mesma viagem parceria com o FC Lustenau da Austria. Abaixo, contarei um pouco da história do primeiro “título”, do Clube Atlético Metropolitano.

Competição: Centenário do FC Lustenau 2007 – Áustria
Participantes: FC Lustenau (Áustria), Metropolitano (Brasil), FC St. Gallen (Suiça), AC Bellinzona (Suiça), FC Schaffhausen (Suiça) e CZ Grasshopper (Suiça).Campeão: Clube Atlético MetropolitanoVice-Campeão: CZ Grasshopper (SUIÇA)Artilheiros da Competição: Leandrinho, Flavio Guilherme e Eric.

Jogos do Metropolitano até o título do Centenário do FC Lustenau:

FC Lustenau (AUS) 0 x 2 Metropolitano (BRA)
Gols: Eric e Flavio Guilherme

FC St. Gallen (SUI) 2 x 4 Metropolitano (BRA)
Gols: Eric (2x), Leandrinho e Flavio Guilherme

AC Bellinzona (SUI) 1 x 2 Metropolitano (BRA)
Gols: Leandrinho e Flavio Guilherme

FC Schaffhausen (SUI) 0 x 2 Metropolitano (BRA)
Gols: Vitinho e Cairo

CZ Grasshopper (SUI) 1 x 2 Metropolitano (BRA)
Gols: Cris e Leandrinho

O Metropolitano enviou para a Europa, um time extremamente qualificado. Contava com jogadores renomados na região de Santa Catarina. O time titular, do Torneio Centenário de Lustenau, eram:

Cristiano, Arlan, Rafael, Cris, Rafael Morisco, Viton e Fabricio, Eric e Cairo, Flavio Guilherme e Leandrinho.

Com certeza, se hoje tivéssemos esse time, teríamos o time ideal para o segundo semestre de 2011. Mas daí já é querer adivinhar algo, que não está ao meu alcance de torcedor e crítico do futebol.

A resposta para muitos críticos do Metropolitano, que tentam falar mal dessa turnê do Clube Atlético Metropolitano, pela Europa. Está no simples fatos, de analisarmos alguns clubes que participaram desta competição centenária:

O FC St. Gallen, foi duas vezes campeão nacional da Suiça (1904 e 2000) e campeão de uma Copa da Suiça, em 1969. AC Bellinzona, foi campeão nacional suíço, no ano de 1948, tem como clube “mãe” a Roma, da Itália. O FC Lustenau, em 1999 chegou até a quarta fase da Copa da UEFA (segundo torneio mais importante da Europa). E por fim, o CZ Grasshopper, foi o clube mais importante desta competição, carrega na história, nada menos do que 27 títulos nacionais suíços, 18 copas da Suiça, 2 Copas da Liga Suiça e 1 Super Copa da Suiça.

Por isso, que digo que apesar de muitas críticas não se pode desqualificar a importância deste torneio centenário. Para um clube de apenas 9 anos de idade, fundado no ano de 2002, isso foi um grande pulo no ano de 2007, o que não tira a responsabilidade de conquistar um torneio oficial. Mas, acredito que essa parte está próxima com a Copa Santa Catarina de 2011 e Campeonato Brasileiro de 2011. É aguardar, pra ver.Fonte: Os Geraldinos - Geral do Metropolitano


*Créditos: Abner

De torcedor para torcedor!