SÉRIE D 2014

Finalmente, um pouco de certeza no horizonte. 

 A CBF publicou ontem o regulamento e a tabela da Série D 2014. Pelo quinto ano consecutivo o Metropolitano está na competição, em busca do acesso à Série C. Para o clube encorpar como instituição, subir este degrau é fundamental. 

 Nosso grupo é o A8, e teremos ao lado a companhia de Boavista-RJ, Londrina-PR, Pelotas-RS e Penapolense-SP.



A encrenca é das boas. Aquela conversa de que o acesso do Juventude-RS, ano passado, teria sido bom, pois se tratava de um adversário direto muito complicado, pela tradição, nome etc, não vale mais.

 O BOAVISTA será o primeiro clube fluminense a enfrentar oficialmente o Metropolitano em sua história. Há alguns anos o time de Saquarema/RJ faz campanhas seguras dentro do Campeonato Carioca. Recentemente, já visando a Série D, contratou o goleiro Rafael (ex-Fluminense, Vasco) e o veterano atacante Somália (ex-São Caetano, Fluminense, Figueirense e recentemente, no Bonsucesso). 

 O LONDRINA já é conhecido nosso - enfrentou o Metrô duas vezes pela Série D 2013, e perdemos ambas. Clube de muita história no futebol paranaense (até foi semifinalista no Brasileiro de 1977), viveu maus momentos entre meados dos anos 90 e o início dos anos 2000. Reagiu, voltou a participar de competições nacionais e se sagrou campeão paranaense agora, em 2014. 

 O PELOTAS também já cruzou nosso caminho, quando os enfrentamos na Série D 2010. O áureo-cerúleo gaúcho, que garantiu vaga nesta competição por ter sido campeão da Super Copa RS 2013, não foi bem no Estadual deste ano, quando acabou rebaixado. Mas não se iludam com isso. O "Lobão" já está contratando e a inclusão do rival Brasil, que caiu no outro grupo, acirra e pressiona ainda mais o clube pela formação de um bom time. 

 E o PENAPOLENSE, da cidade de Penápolis/SP (onde nasceu a ex-BBB Sabrina Sato), é outro adversário inédito na vida do Metropolitano. Participante da Série D 2013, acabou eliminado na 1a fase, no grupo em que se classificaram Juventude-RS e Santo André-SP. No elenco, que já se apresentou, está o atacante Thiaguinho, que jogou apenas 1 partida pelo Metrô no Catarinense. No Paulistão, o Penapolense se sagrou "campeão do Interior", terminando a competição em quarto lugar. 

 A principal novidade em relação às outras Séries D, é que em 2014 não haverá mais aquele fatídico cruzamento entre os grupos do Sul/Sudeste, obrigando que apenas 1 destes 10 clubes suba à Série C. Agora, o regulamento prevê que os confrontos nas oitavas-de-finais se darão pelo mesmo sistema da Libertadores. 

 Ou seja, os 8 campeões de grupos ficam de um lado e os 8 vices, noutro. O melhor campeão enfrenta o pior vice. O segundo melhor campeão, o segundo pior vice. E assim por diante. Assim, os confrontos não obedecerão a condição geográfica dos classificados. No final, poderemos ter 4 clubes do Sul subindo para a Série C, como também nenhum. 

 Eu gostei da fórmula. Só vi que, novamente, o regulamento não aborda o critério de classificação final.

 A sorte foi lançada e o caminho para a Série C está trilhado. O Metropolitano vai precisar suar sangue para se classificar. Os adversários têm envergadura. 

 Novamente é aquela hora do sócio não abandonar o clube. Mais do que nunca é nesse momento que aquela mensalidade ganha muita importância. Mas isso é assunto para outro post. Fonte: Metrôzera

De torcedor para torcedor!