Regulamento da Série D permite acesso de mais times do Sul

Com isso, Metropolitano e Guarani de Palhoça podem subir juntos para a Série C

A terça-feira (20) foi repleta de novidades no cenário da quarta divisão do futebol brasileiro. Pouco após de anunciar a tabela de jogos e os grupos oficias da competição, a CBF divulgou o regulamento da mesma, que contém novidades gratificantes para o futebol do Sul do Brasil. Após três anos limitando o acesso dos clubes da região, o novo regulamento não descarta que mais de uma equipe do Sul – ou até mesmo de Santa Catarina – suba para a Série C. 

 Anteriormente, o regulamento previa que as equipes da região se enfrentariam até a fase de quartas-de-finais. Ao final da mesma, apenas 1 se garantia na briga pelo título e, consequentemente, na terceira divisão do ano seguinte. O único catarinense a conseguir o acesso à terceira divisão após a implantação da quarta foi o Joinville, no ano de 2010. Desde então, o estado tem batido na trave com Metropolitano (3 vezes), Brusque, Marcílio Dias e Concórdia.

 Entenda o novo Regulamento da Série D 

 Até 2013, os times do Sul eram dispostos nos grupos A7 e A8, onde o melhor de cada grupo enfrentaria o de segunda melhor campanha nas oitavas de finais; os vencedores destes confrontos se encontrariam na fase seguinte, onde apenas um conseguiria o acesso. Para 2014, as equipes continuam distribuídas nos grupos A7 e A8, mas a definição dos confrontos de oitavas de finais foi alterado no regulamento. 

 Agora, as equipes classificadas à segunda fase serão divididas em dois blocos: no Bloco 1, apenas as equipes que se classificaram em primeiro lugar; no Bloco 2, as que terminaram a fase de grupos em segundo. Nas oitavas de finais, o melhor primeiro colocado enfrentará o pior entre os segundos; já o pior primeiro colocado, enfrentará o melhor segundo colocado. Deste modo, haverá o choque através do ranking por campanhas, e os melhores qualificados enfrentarão os piores (2º x 7º, 3º x 6º, 4º x 5º). 

 As oito equipes classificadas para as quartas de finais serão então dispostas apenas em um único bloco. A campanha da primeira fase será somada a realizada na segunda. Deste modo, o de melhor campanha até então enfrentará o de pior. O sistema de confrontos persiste até a final, sempre somando as fases finalizadas. O time de melhor campanha sempre jogará por resultados iguais, embora vencer ambas as partidas seja favorável para decidir todos os confrontos diante do torcedor. 

 Com o novo regulamento, as quatro equipes do Sul que passarem às oitavas de finais podem vir a ser as quatro promovidas à Série C. Embora muito improvável, a hipótese não é descartável, desde que os líderes façam campanhas razoavelmente iguais em todas as fases, conquistando a classificação. Com isto, o Estado de Santa Catarina concentra sua torcida para os seus representantes, para que o futebol estadual se fortaleça ainda mais no ano de 2015.Fonte:Futebol SC

De torcedor para torcedor!