E SE...

Com certeza, o assunto que mais está dando o que falar desde o anúncio oficial da Série D 2014 é a substancial alteração no regulamento, mais precisamente no chaveamento dos confrontos a partir da 2a fase.  

Uma das grandes queixas nossas sempre foi a de termos, obrigatoriamen

te, que enfrentar (e eliminar) paranaenses, gaúchos e paulistas para chegar na Série C. Com todo o respeito que possam merecer nossos compatriotas de outros Estados, é bem diferente de limitar suas disputas contra equipes de Acre, Amazonas, Rondônia e Tocantins.

 Para se ter uma ideia, considerando os últimos 2 anos, dentre os últimos colocados, sempre o do Grupo do Metropolitano era o que mais pontos tinha somado. E mais: sempre o primeiro classificado do Grupo do Metrô foi o que menos somou pontos entre todos os primeiros. Isso demonstra o nível de equilíbrio que rege os confrontos aqui do Sul/SP. 

 Nos forçar a nos matarmos por 1 vaga, pois a estatística comprova que aqui tínhamos 10 clubes com chances reais de subir, enquanto em outras regiões a briga, a bem da verdade, se limita entre 4 ou 5, no mínimo era uma injustiça muito grande. 

 Isso foi resolvido.

 "Ah, então quer dizer que agora vai ser moleza, Rafael?" 

 De jeito nenhum. Até porque na 1a Fase nada muda. Temos adversários duríssimos e todo jogo de futebol é decidido em campo. Na conversa, ninguém leva. De nada adianta ficarmos "comemorando" essa modificação, esperando que isso vá nos beneficiar, se não conseguirmos passar nem pela 1a Fase.

 A título de ilustração, fui observar quem o Metropolitano teria enfrentado em 2012 e 2013, caso os regulamentos da época fossem como será este de 2014. Veja aí:

 Em 2012, terminamos a 1a Fase na 1a colocação do Grupo. Nos coube enfrentar o vice do outro Grupo: Mogi Mirim. Na soma dos dois resultados, 2-2. Fomos eliminados pelo item do regulamento que dá a vaga a quem marca mais gols fora (nós marcamos um lá e eles, dois aqui). 

 No regulamento novo, ao invés do Mogi Mirim, que acabou subindo para a Série C (e está lá até hoje), em 2012 teríamos enfrentado o Vilhena, de Rondônia, que nunca subiu e por enquanto não tem nem vaga garantida pra esta Série D, de 2014. 

 Em 2013, de novo terminamos a 1a Fase na 1a colocação do Grupo. Veio, de novo, paulistas pela frente: o Santo André, vice do outro Grupo. Eliminamos e fomos para a "decisão" contra o Juventude, quando novamente, na soma dos dois resultados, deu empate (2-2). Mas, pelo regulamento, fomos eliminados por causa dos gols fora (eles fizeram dois, nós nenhum). 

 No regulamento novo, em vez do Santo André, teríamos enfrentado o Sergipe, que também não subiu e ainda não tem vaga assegurada na Série D 2014. Depois, caso eliminássemos os nordestinos, não saberia dizer, pois dependeria novamente da apuração das melhores campanhas. Fonte: Metrôzera

De torcedor para torcedor!