Em virada histórica, Metrô vence Criciúma

Desde o começo, todos sabiam que seria um jogo complicado. Para o Metrô, valia muita coisa: ultrapassar o Juventus, que havia empatado com o Figueirense, e chegar a terceira posição no campeonato, afirmando ainda mais as chances de classificação às semi-finais do campeonato catarinense. Com um gol do estreante Juliano Mineiro, aos 47 do segundo tempo, o Verdão conseguiu a tão esperada vitória e espantou a "síndrome do SESI".

Jogadores do Metrô comemoram gol da virada aos 47 do segundo tempo (Foto: Giovanni Silva)

O jogo

O técnico Abel Ribeiro colocou um time com três volantes em campo, dando a ideia de que tentaria uma espécie de retranca. Porém, não foi bem isso que aconteceu. Com boa troca de passes, o Metrô dominava o jogo e criava chances, porém não conseguia convertê-las em gol, pois errava no último passe.

O time do Criciúma apostava nos contra-ataques e na velocidade do craque Tartá. Apesar de estar sendo dominado pelo Metropolitano, o time do Sul do estado, em boa jogada de Tartá, conseguiu cavar um penalti (muito duvidoso, pois a bola bateu na mão de Rafinha, aparentemente sem intenção). O atacante Giancarlo converteu, 1 a 0 Criciúma aos 43 minutos do primeiro tempo.

Na volta do intervalo, Abel colocou Renan no lugar do volante José Lucas. O Metrô partiu pra cima. Pressionando bastante e embalado pela torcida (que compareceu em bom número ao SESI), o time do Metropolitano conseguiu uma boa jogada, com boa troca de passes, a bola chegou à Rafinha, que recebeu dentro da área, deixou o marcador no chão e fuzilou, a bola desviou e entrou. Era o empate do Metrô, 1 a 1.

O time do Criciúma então, foi pra cima. Obrigando Dida a fazer boas defesas, o momento do Tigre era melhor. Até que Fábio Ferreira (aquele mesmo, ex-Botafogo) cometeu falta em cima de Rafael Costa, o zagueiro recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Então, com um a mais, Abel Ribeiro colocou mais dois atacantes. Era pressão total do Verdão do Vale. Mas o tempo passava, e o Metrô não conseguia marcar o gol. Aos 47 do segundo tempo, o momento mágico aconteceu: Juliano Mineiro, um dos estreantes da noite, que havia entrado aos 42, recebeu cruzamento de Alessandro (outro estreante), a bola passou por todo mundo até encontrar a cabeça de Juliano Mineiro, que fuzilou o goleiro Bruno. Era o gol da virada, da vitória histórica. O gol que levou torcida e jogadores ao delírio no estádio do SESI.

Com a vitória, o Metropolitano chega aos 15 pontos, ultrapassando Joinville e Juventus, chegando a terceira posição e a apenas dois pontos do vice-líder Figueirense!

De torcedor para torcedor!