Não é o fim da linha

STJD dá vaga na Série C ao Crac (GO), mas Metrô tem a estratégia pronta para contra-atacar

Depois do baque, o Metropolitano tenta se reerguer e planeja contra-atacar. Surpreendidos por uma decisão liminar – em caráter provisório – do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), os dirigentes do clube blumenauense apostam no advogado Domingos Moro para manter o sonho de disputar a Série C nacional deste ano. O Tribunal decidiu na noite de quinta-feira que o Crac (GO) deve ficar com o lugar do rebaixado Betim (MG) na edição deste ano. O argumento é que o time goiano é o único entre os que tentam a vaga a ter disputado em igualdade de condições com o mineiro, pois estava no mesmo grupo.

Caberá a Moro se manifestar pelo Verdão, depois do recesso do feriadão, e pedir que o STJD reconsidere a posição ou que a CBF derrube a decisão favorável ao time goiano – um dos rebaixados na terceira divisão do ano passado – e dê preferência para um clube em condição de acesso. É o caso do Metrô, que argumenta ter a melhor campanha entre os times que permaneceram na Série D em 2013. O despacho do próprio Tribunal autoriza a Diretoria de Competições da CBF a tomar decisão contrária, se assim entender.  
– Pode ser que nada disso aconteça, mas tenho a obrigação de pedir. Se eu não pedir, não posso me valer disso mais adiante. Nada está perdido – avisa o advogado, que mora em Curitiba e tem experiência em outros casos semelhantes na Justiça Desportiva. 

 O Metropolitano ainda tentará garantir que o Crac não entre em campo pela Série C – que começa em 26 de abril – até que o caso seja julgado, em 8 de maio. Antes disso, o assunto não deve entrar na pauta do Pleno do STJD em função da sequência de feriados nacionais e no Rio de Janeiro nas próximas semanas. 

Domingos Moro conta que o presidente do Metropolitano, Marcelo Georg, chegou a pedir que o clube acionasse a Justiça comum. O advogado, no entanto, desaconselha isso e pretende, primeiro, ir até o fim na Justiça Desportiva. Como ainda há uma decisão liminar, o próximo passo é o julgamento de 8 de maio no STJD sobre o substituto do Betim na Série C. Se tiver decisão contrária, o Verdão pode recorrer.

Presidente cogita sair até da Série D

Caso a tão sonhada vaga na Série C nacional escape do Metropolitano, o clube corre o risco de ficar sem futebol no segundo semestre de 2014. A possibilidade é cogitada pelo presidente Marcelo Georg, que considera abrir mão da vaga assegurada na quarta divisão do Brasileiro.

 – Pode vir a acontecer (a desistência de disputar a Série D). É uma decisão que cabe à diretoria do clube e aos colaboradores. A partir do momento que há um trabalho que começa a ser feito para a Série C, patrocinadores e torcedores abraçam a causa. E se o clube não disputá-la, tem de rever todos os contratos – explica Marcelo Georg, que alega dificuldades financeiras para acertar patrocínios se o time não for à terceira divisão.

 A ameaça ganhou resposta. Para o presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Delfim de Pádua Peixoto Filho, a decisão do STJD de dar a vaga ao Crac (GO) é razoável. E ele questiona a posição do clube blumenauense:

 – Se (o Metrô) não pode disputar a Série D por questão financeira, como é que vai disputar a Série C? Que me desculpe o Marcelo (Georg), porque essa não cola. Ele ficou chateado porque não ganhou. A Portuguesa está chateada, mas vai ter que jogar a Série B porque foi punida.

 Delfim ainda duvida que a CBF mude a decisão do Tribunal. Fonte:Jornal SC

De sua opinião torcedor, como você acha que esta história irá acabar?

De Torcedor para torcedor!