O que o Metrô precisa para ir às semi-finais e Série D?


A torcida do Metrô está muito empolgada com a campanha do time no campeonato. Não poderia ser diferente, pois o time faz uma ótima campanha, em terceiro lugar. Durante a competição, venceu grandes times como Avaí, Figueirense e Criciúma (poderia ter ganhado de Joinville e Chapecoense também, pois jogou muito melhor contra os dois times). A expectativa do torcedor quanto a classificação para a Série D é grande, assim como a calssificação inédita para as semi-finais do campeonato e, de quebra, a vaga na Copa do Brasil de 2014. Além disso, o time ainda está vivo, com chances remotas de título, no segundo turno. Confira as chances e possibilidades para o Metrô se classificar para cada uma delas:

Série D do Campeonato Brasileiro

A situação do Metropolitano é extremamente confortável em relação à vaga na Série D, pois já pode se classificar neste domingo. Para isso, bastar vencer o Atlético de Ibirama que o principal objetivo do time virá com duas rodadas de antecedência, pois o Metropolitano tem três pontos de vantagem sobre o Atlético, vencendo abriria 6 pontos de vantagem com dois jogos restantes e, mesmo se o Metrô perdesse os dois últimos jogos e o Atlético vencesse, o time de Ibirama não passaria o Verdão devido ao número de vitórias (o Metrô no momento tem sete, Atlético tem cinco).

Metrô tem grandes chances de classificação à Série D

Caso o Metrô perca, o Atlético ainda não passaria o Metrô, por causa do número de vitórias, deixando a decisão para as duas últimas rodadas. Em caso de empate, o Metrô só precisaria empatar um dos dois últimos jogos para se garantir na competição nacional.

As chances de classificação do Metrô para a Série D são de 75%.

Semi-finais do Catarinense

Mesmo dependendo apenas de si, a situação do Metrô não é tão fácil assim, já que tem uma tabela extremamente complicada. São 6 times brigando pelas últimas duas vagas (descartando o Figueirense, que já, está com um pé nas semi-finais): Metropolitano em 3°, Criciúma em 4°, Avaí em 5°, Joinville em 6° e Atlético em 7°. Estes são os times com chances de classificação, mas caso o Metrô vença o Atlético, o mesmo já pode ser eliminado da lista. 

Dia 14/04 é dia de lotar o Sesi para apoiar o Metrô na partida contra o Avaí, concorrente direto

Para praticamente se garantir entre os quatro já na próxima rodada, a combinação ideal de resultados seria: vitória do Metrô sobre o Atlético, vitória do Figueirense sobre o Avaí, e no jogo entre JEC e Criciúma existem dois resultados que seriam favoráveis ao Metrô: empate ou vitória do Criciúma. Se essa combinação acontecer, o Metrô dispara à frente dos concorrentes, ficando cinco pontos à frente do 5° colocado e precisaria de um simples empate contra o Avaí no SESI para se classificar.

Já em caso de derrota, o Metrô pode cair para 6°, se acontecer exatamente o inverso da combinação acima. Mesmo assim o Metrô dependeria só de si, já que enfrenta dois concorrentes diretos: Avaí e Criciúma.

Chances de classificação às semi-finais são de 52%.

Título do returno

Mesmo sendo mínimas, as chances ainda existem. Se o Metrô vencesse o segundo turno, seria ótimo, já que poderia decidir a semi-final em casa (e até uma eventual final, se conseguisse somar mais pontos do que a Chapecoense). Esta é a única situação em que o Metropolitano não depende só de si. Para se aproximar do líder Figueirense (com quatro pontos a mais que o Metrô), o Verdão precisaria vencer e torcer para Avaí e Joinville vencerem. Caso isso aconteça, o Metrô só precisa torcer para o Figueirense não vencer um dos dois últimos jogos, assim, dependerá só de si.

Chances de título do returno são de 8%.

Copa do Brasil de 2014

Isso é uma coisa que poucos se lembram: caso o Metrô se classifique para as semi-finais, estará automaticamente na Copa do Brasil do ano que vem, pois a competição, à partir deste ano, será maior, e incluirá os times que participam da Libertadores, além de contar com muito mais times do que antes e ir até o mês de Novembro. Fotos da notícia: Giovanni Silva

De torcedor para torcedor!